[COMÉRCIO] Mesmo sem acordo para nova Convenção, Sindicato dos Comerciários garante fechamento do comércio de Campina Grande no Dia dos Comerciários e benefícios para a categoria

Nessa última quinta-feira, a direção do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, esteve reunida com a representação da categoria patronal, para a realização de mais uma rodada de negociações da Nova Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A negociação por sua vez não avançou, não havendo um consenso entre as partes. Segundo a direção da entidade dos trabalhadores, os comerciários do estado da Paraíba já possuem um novo valor do piso da categoria, sendo, lamentavelmente, os trabalhadores de Campina Grande os únicos prejudicados que ainda não possuem um novo valor salarial, ao que se dá, segundo a representação dos trabalhadores, por um processo de radicalização da categoria patronal, que em suas sugestões apresentam um grande retrocesso de direitos e propostas que não casam com a situação atual da categoria, como uma proposta salarial incompatível com o atual momento dos trabalhadores.

Representantes das categorias dos trabalhadores do comércio e patrões, em negociação na Justiça do Trabalho.

Com relação ao último feriado do dia 7 de setembro, a entidade dos trabalhadores em uma ação realizada de forma estratégica, entrou com uma ação na Justiça do Trabalho, onde a Juíza da 4º vara do trabalho julgou precedente e concedeu para que o comércio pudesse abrir, com o pagamento de abono aos trabalhadores de 50 reais mais uma folga, diferente do que pensava a categoria patronal, que esperava que a entidade fosse pedir pelo fechamento total do comércio, proposta que foi recusada outras vezes pela própria justiça em virtude do momento econômico atual, por isso a própria categoria de trabalhadores buscou garantir à abertura com os direitos garantidos ao pagamento de abono e folga.

Em razão dessa situação, o setor patronal buscou a entidade sindical para que houvesse um novo acordo para a garantia do Dia dos Comerciários, que ocorre no próximo dia 20. Ficando assim, o comércio de Campina Grande será fechado, com exceção das farmácias, que segue em processo de negociação.

Em virtude disso e em novo acordo, os trabalhadores que laboraram no último dia 7 de Setembro, terão o direito ao recebimento do abono de 60 reais ou uma folga. Segundo a entidade sindical, esse acordo se deu em razão da garantia da data histórica do Dia do Comerciário, realizado e formalizado na própria Justiça do Trabalho, mesmo ainda não havendo questão fechada em relação a Nova Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria.

Para a entidade, o momento esse ano não será de festas ou comemorações, mas de muita reflexão e lutas, assim como de homenagens a todos os trabalhadores e trabalhadoras que perderam a batalha pra Covid-19, como uma jovem de 32 anos, funcionária de uma rede de supermercados da cidade, que faleceu recentemente vítima da doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s