Após vitória na Justiça, Sindicato dos Comerciários converte indenização de 150 mil reais em cursos para trabalhadores e dependentes

O Sindicato dos Empregados do Comércio de Campina Grande e Região oferecerá aos seus associados e dependentes a oportunidade da realização de cursos de capacitação e qualificação profissional, de forma gratuita, a serem promovidos pelo SENAC em Campina Grande. A iniciativa é fruto de uma vitória na justiça da entidade sindical, em comum acordo com o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho, onde os recursos provenientes de uma multa por descumprimento da legislação trabalhista aplicada a uma grande rede atacadista da cidade, serão convertidos para o custeio das aulas dos trabalhadores e trabalhadoras.

Segundo o Sindicato, a vitória na justiça por danos morais coletivos garantiu que parte da indenização fosse destinada as trabalhadoras que haviam sido afetadas diretamente pela ação da empresa, uma outra parte da indenização, no valor de 150 mil reais, seriam destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Diante disso, a entidade apresentou uma petição pugnando para que os valores atinentes à indenização por danos morais fossem destinados para o custeio do projeto de Prestação de Serviços Educacionais de Cursos para comerciários e seus dependentes, a serem ministrados pelo SENAC, ao invés do envio dos recursos para o Fundo de Amparo, a sugestão foi acatada pela justiça, beneficiando assim a categoria.

De acordo com a decisão da Justiça, os cursos serão realizados em duas etapas, sendo a primeira no valor total de R$ 76.232,00 (setenta e seis mil, duzentos e trinta e dois reais), bem como que os pagamentos serão efetivados após a execução dos cursos, com a apresentação da fatura ao sindicato, a segunda etapa será realizada com a finalização da primeira e terá o mesmo custo apresentado.

Para o Presidente da entidade, José do Nascimento Coelho, a vitória na justiça e a possibilidade de reverter a indenização em cursos para a categoria, representam uma grande conquista, segundo Coelho, “o Sindicato tem prazer em agir em prol dos seus trabalhadores e trabalhadoras, do mesmo modo que agradece a justiça pela sensibilidade em poder reverter a indenização ganha no processo, em oportunidades para aqueles que buscam uma melhor qualificação profissional. Sabemos que o momento em que vivemos tem nos privado muitas vezes de seguir nos capacitando para o mercado de trabalho, acreditamos que essa oportunidade poderá abrir novas portas para aqueles que participarão.”

Cursos

Os comerciários de Campina Grande e seus dependentes vão poder participar, gratuitamente, de cursos de qualificação e capacitação, que serão oferecidos pelo SENAC – Serviço Social do Comércio. A primeira etapa consta de nove cursos, que serão iniciados no dia 05 de julho próximo, sendo ministrados no período da noite, das 19h às 20h30.

Confira a lista de cursos:

• Operador de Caixa
• Repositor de Mercadorias
• Assistente de Recursos Humanos
• Técnicas de Balconista de Farmácia
• Como Vender na Internet e Redes Sociais
• E-Commerce: Vendendo no comércio eletrônico
• Processos Logísticos de Armazenagem e Movimentação de Materiais
• Operação Logística no Varejo
• Aperfeiçoamento para vendedores de material de construção

Os trabalhadores do comércio interessados em participar da primeira etapa das capacitações devem ligar para (83) 3321-3765/9110-8652.

Redação Gabinete Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s