[PSICOLOGIA] A VERDADE SOBRE AUTOAJUDA – Por Letícia Mélo

Muitas obras de autoajuda são escritas por profisssionais de saúde mental e embasadas em dados científicos, mas, nem todas. Não existe critério rígido para o que possa ser publicado, abrindo espaço para que pessoas sem compromisso com o bem-estar de seus leitores publiquem obras controversas, visando apenas lucro.

Mesmo se tratando de obras bem fundamentadas, a autoajuda não é recomendada para pessoas com transtornos psicológicos ou em processos de sofrimento intensos. A autoajuda geralmente promete caminhos “fáceis, simples e que todos podem seguir” para atingir a motivação, superação do luto e resolução dos problemas conjugais, por exemplo.

Mas, não existem soluções simples para problemas complexos, e a pessoa com sintomatologia ansiosa ou depressiva, por exemplo, ao ser impedida por seu sofrimento de seguir os caminhos “simples” propostos pela autoajuda para atingir seus objetivos, tem seu sofrimento agravado, ao observar que, mesmo portanto a “fórmula mágica”, ainda assim não conquista o que deseja.
Problemas complexos exigem atenção especializada e o enfrentamento de questões difíceis.

Tendemos a fugir dessas questões, por medo de lidar com a dor, ou por não ter apoio para tal. Buscamos caminhos mais “fáceis”, fadados a não apresentar resultados. O único caminho para fora sofrimento psicológico passa por dentro dele. A psicoterapia é um mapa deste caminho.

A autoajuda te diz o que você quer ouvir. A psicoterapia te diz o que você precisa.

Confira a postagem nas redes sociais:

Dra. Letícia de Mélo Sousa
Psicóloga (CRP/13 – 6856). Doutora e Mestra em Psicologia Social pela UFPB. Professora Adjunta na UNIFACISA. Pesquisadora nas áreas de gênero e sexualidade, violência contra a mulher e violência online.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s