[FAKE NEWS] Artista pessoense é vítima de fake news em grupos de WhatsApp e denuncia calúnia, difamação e ameaça

O multiartista pessoense Jefferson Luiz de Lima, conhecido artisticamente como Jeff Lui, denunciou em suas redes sociais na última terça-feira (11), que vem sofrendo exposição por conta de uma fake news que está circulando em alguns grupos de WhatsApp, onde o mesmo é acusado de um suposto assalto de um celular, após uma corrida em aplicativo de transportes.

Jeff Lui, que é cantor, compositor, músico e dançarino, concluinte do curso de Ciências Sociais, assumiu também a função de motorista de aplicativo durante essa pandemia, devido as consequências econômicas geradas pela Covid-19, principalmente no cenário cultural com a indisponibilidade de apresentações e shows, o que tem prejudicado toda a classe artística e as demais profissões que dependem da área.

Jefferson Luiz, conhecido artisticamente como Jeff Lui

Entenda o Caso

Segundo vídeo publicado em suas redes sociais, Jeff relata que na última segunda (10), no período da noite, após deixar duas passageiras próximo a região da Rua das Trincheiras, o mesmo seguiu trabalhando e logo após encerrou as atividades indo para sua casa, chegando lá, o mesmo seguiu em sua moto com a sua esposa para fora de casa onde foram resolver outras demandas. Às 21:40 da noite, o mesmo atendeu o seu celular e já nessa primeira ligação sofreu várias ameaças e acusações de roubo, onde o marido da suposta vítima estava o acusando de ter assaltado e levado o telefone da mesma. Após finalmente entender o ocorrido e seguindo o procedimento padrão das normas dos aplicativos de transporte, que orienta que passageiro e condutor possam marcar um local de entrega do bem esquecido, Jeff solicitou ao referido homem que pagasse o valor da corrida para que assim ele pudesse ir entregar o aparelho, tendo em vista que a passageira que o esqueceu dentro do carro e o horário do acontecido.

Segundo Jeff, o homem ao telefone estava totalmente alterado, o acusando de roubo e fazendo ameaças, dizendo que sabia onde ele morava e que lhe daria o troco. Sem acordo, o mesmo informou que o casal já estava a caminho da delegacia para prestar denuncia. Jeff seguiu para sua residência, onde pouco tempo depois foi abordado pela polícia e conduzido para Central de Polícia Civil, no bairro do Giesel, onde a suposta vítima e seu marido também se encontravam.

Após a denuncia, o músico que estava acompanhado de um advogado, prestou depoimento, esclarecendo o ocorrido, o aparelho foi devolvido e todos foram liberados.

Outra versão

Ainda na noite da terça-feira, a suposta vítima que ao tentar entrar em contato com seu próprio aparelho, que foi encontrado embaixo do banco do passageiro, na parte de trás do veículo onde a mesma fez a sua viagem, não obtendo sucesso e após o mesmo ter descarregado, supôs que o músico estaria se negando a devolver o celular. Ela disse que recorreu a um outro aparelho eletrônico onde acessando seu e-mail foi capaz de descobrir os dados de Jeff, momento esse que teve acesso ao seu número de celular, após algumas ligações, seu marido conseguiu contato diretamente por telefone com o motorista às 21:40 da noite. A mesma também o acusa de extorsão, ao afirmar que o música teria cobrado um valor de 200 reais para devolver o telefone e não estando de acordo, segundo ela, optou em fazer a denuncia na delegacia.

Contradição

Apesar da suposta vítimas estar acusando Jeff de ter cometido um assalto, termo não previsto no direito, porém que é o mesmo que se equivale a roubo, quando há o contato com a vítima, violência, ameaça, qualquer tipo coação e uso de arma ou violência física, nada disso ocorreu, tendo em vista que o aparelho foi deixado por engano no banco de trás do carro.

Descrédito com a Polícia

Na manhã dessa quarta-feira, utilizando de suas redes sociais, a suposta vítima se pronunciou, além de reforçar as acusações de assalto e de extorsão, não comprovadas na delegacia, a mesma debochou da profissão do músico, colocando também em dúvida a sua índole. Para além disso, não satisfeita com a resolução do ocorrido na Central de Polícia, a mesma contou de uma situação de um outro crime que teria ocorrido na mesma noite e que teria presenciado na sua permanência no local, comparando as duas situações e dando a entender que houve falha na condução da polícia.

“A gente estava lá, a gente passou a madrugada inteira, e teve um ladrão lá que foi preso por que estava roubando fio, e ficou preso! Chegou algemado e ficou preso por que estava roubando fio. E ele, com meu celular, com tudo, com as provas e não ficou preso. Pois é, o Brasil né!? Fazer o quê?”, comentou, deixando a entender que houve má condução policial e injustiça perante o seu caso.

Fake News

Ainda na noite da terça-feira, uma imagem com a foto de Jeff começou a circular em alguns grupos de WhatsApp, se referindo a ele como suposto assaltante, onde o mesmo era acusado de ter roubado um celular. O que tem gerado desde então outros riscos para o músico, tendo em vista que esse tipo de informação após ser iniciada a sua circulação, dificilmente deixa de circular, confundindo a interpretação das pessoas que sem saber do ocorrido podem atrelar a ele uma imagem associada a de bandido, gerando prejuízo a não só a sua imagem, assim como riscos a sua vida, de sua família e dificuldades com o seu próprio trabalho.

Postagem que está circulando nas redes sociais, onde Jeff está sendo acusado de ser assaltante

Denuncias e Ameaças

Na manhã dessa quarta-feira (12), o músico esteve na Central de Polícia onde prestou queixa por ameaça que teria sofrido por parte do marido da suposta vítima. O mesmo informou que ainda na noite de terça, após ter divulgado em suas redes sociais a sua versão do ocorrido, teria recebido uma nova ligação do marido da suposta vítima, onde o mesmo seguiu o ameaçando e dizendo que ele deveria se calar. Jeff ainda informou que abrirá um nova queixa por calúnia e difamação, que seguirá com o processo na justiça para esclarecimento total dos fatos e reestabelecimento da sua imagem.

Confira a postagem do músico nas redes sociais:

Redação Gabinete Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s