Secretária de Juventude Rafaela Camaraense apresenta em evento nacional políticas de empregabilidade para jovens da PB

Gestora ressaltou os principais programas realizados pelo Governo da Paraíba para geração de emprego e renda para os jovens.

Secretária Rafaela Camaraense.
Foto: Ascom/Reprodução.

Na manhã desta sexta-feira (30), o Youth Voices Brazil promoveu o evento nacional “Juventude Empregada: ideias em ação”, promovido pelo organismo por meio do aplicativo Zoom.

O YVBrasil, como é conhecido no país, é uma iniciativa do Banco Mundial e que tem como objetivo trabalhar para a erradicação da exclusão produtiva da Juventude Brasileira.

Uma das participantes do evento foi a Secretária Executiva da Juventude do Governo da Paraíba, Rafaela Camaraense (Cidadania), que na ocasião foi convidada a partilhar para os participantes do encontro, sobre as políticas públicas de emprego e renda do Governo da Paraíba voltadas para a Juventude, que têm sido destaque nos últimos anos.

A gestora ressaltou os diversos programas e iniciativas que o Governo da Paraíba, na gestão do Governador João Azevêdo (Cidadania), tem realizado através da articulação do Comitê Interinstitucional de Políticas Públicas de Juventude da Paraíba (COIJUV-PB).

Uma das políticas apresentadas pela Secretária foi o programa estadual de inserção no mercado de trabalho, denominado “Primeira Chance”, que é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e que já contemplou 387 jovens paraibanos do terceiro ano do ensino médio, entre 2019 e 2020 com oportunidades de estágio profissional em várias empresas parceiras.

Rafaela também falou da parceria com o Conselho Nacional de Juventude e a Agência Besouro de Fomento Social, que vêm promovendo em parceria com a Secretaria Executiva de Juventude – pelo segundo ano consecutivo – o curso Juventude Empreendedora, que oportunizará muitos jovens paraibanos a alcançarem sua independência financeira.

Ainda aliado ao empreendedorismo, a Secretária destacou o programa Empreender Juventudes, que é promovido pela Secretaria Executiva de Empreendedorismo e que possui duas linhas de crédito voltadas para os jovens, que são as linhas: Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes. O programa já alcançou 2.781 jovens com créditos liberados na faixa de R$ 17.683.850,00.

Por fim, em sua fala, a gestora falou dos esforços que a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) tem feito – mesmo em meio à pandemia e diante das inúmeras dificuldades impostas aos jovens – no sentido de dialogar sobre geração de renda com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-PB), o Fórum de Aprendizagem Profissional, além do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o Sistema Nacional de Emprego (SINE-PB), bem como as entidades do Sistema “S”, num programa que a Secretaria tem formulado junto à Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), para trazer mais oportunidades de trabalho, emprego e renda para as Juventudes do estado da Paraíba.

“Nosso intuito tem sido buscar oportunidades para os jovens paraibanos. Oportunidades de alcançarem a sua independência financeira com uma vida digna, principalmente os jovens do interior e os jovens nas periferias. Somos muito gratos ao Governador João Azevêdo pela força que tem dado a todos os projetos e aos nossos parceiros, como os Secretários da Educação, Cláudio Furtado e Gabriel Gomes, o Secretário Fabrício do Empreender, o Secretário Tibério da SEDH e aos colaboradores da Sejel. Somente com a educação aliada à geração de emprego e renda, conseguiremos superar a crise entre nossos jovens, que tem acarretado inúmeros problemas de saúde mental, o que nos preocupa bastante”, destacou a Secretária de Juventude do Governo do Estado.

Participaram ainda do evento o Presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) Marcus Barão, a Ana Inoue, Superintendente do Itaú Educação e Trabalho e Ramirez Lopes, Coordenador de Políticas para Juventude da cidade de São Paulo (SP).

No evento também foi lançada uma Cartilha Inédita Sobre Inclusão Produtiva Jovem, que pode ser acessada pelo seguinte link: https://egoi.page/1e6Ne3Q7t/eBook-juventude-empregada

Redação Gabinete Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s