[POBREZA] Desempregados deixam de comer para alimentar animais domésticos no Brasil

A situação da pobreza no Brasil tem se agravado e as pessoas preferem passar fome a ver seus pets ficarem sem comer.

Senhora com seus animais.
Foto: Metrópoles/Reprodução.

A carroceira Edinailde Santos, 43 anos, procura amenizar a sensação de abandono nas ruas de São Paulo com a adoção de animais de estimação. Há duas décadas dormindo entre calçadas e marquises, ela recolhe cachorros para se proteger do desamparo social e da violência na capital paulista.

Quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, Edina, como é chamada na região, já tinha em mente que passaria por mais apertos na cidade mais rica do país. No entanto, não imaginava que a alimentação de Bia, 2 anos, e Scooby, 2 meses, seria comprometida pela crise sanitária.

Na tentativa diária de enganar a fome, ela conta com o dinheiro de materiais recicláveis encontrados nas ruas da Lapa, bairro de classe média da zona oeste. Edina também recebe doações de ONGs e amostras grátis entregues por funcionários de pet shop.

Entretanto, não é sempre que acha materiais de plástico, alumínio e vidro nos lixos espalhados pela cidade – um dia muito bom rende R$ 50 no bolso.

Edina se desdobra nos sete dias da semana. De segunda a quinta, cuida do Scooby, e de sexta a domingo vai à casa do sogro, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, fazer companhia para a cadela Bia. Na sua ausência, um irmão em situação de rua cuida do filhote, que já tem a quantidade exata de ração para comer e o cobertor para se cobrir das temperaturas noturnas.

Metrópoles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s