[MULHERES] Projeto da Vereadora Jô Oliveira propõe criação de Mapa da Violência Contra a Mulher em Campina Grande

Segundo o aplicativo SOS Mulher PB os casos de violência contra a mulher na Paraíba cresceram 105,6%, sendo que a violência psicológica aumentou 132%, enquanto a física cresceu 53% e o abuso sexual teve uma ampliação de mais de 54%. Pensando na importância de ter esses dados sistematizados e acessíveis para facilitar a elaboração de políticas públicas no combate ao enfrentamento à violência contra as mulheres, a vereadora Jô Oliveira (PCdoB), propôs um projeto de Lei para a “Criação do Mapa da Violência contra as Mulheres de Campina Grande”.

Vereador Jô Oliveira (PCdoB)

Esse Mapa poderá viabilizar periodicamente estatísticas a partir das fontes oriundas das políticas públicas municipais, contribuindo assim para a construção de novas políticas públicas, com um caráter intersetorial e mais eficazes de acolhimento e proteção a essas mulheres em situação de violência. O mapa servirá também para auxiliar na identificação de diferentes perfis de mulheres e com isso evidenciar as prioridades e quais as melhores ações a serem tomadas.
Mas os dados do Mapa não ficariam apenas à disposição do poder público municipal, a ideia é que os dados coletados sejam centralizados na Coordenadoria da Mulher e disponibilizados para acesso de todos através de publicação no Semanário Oficial do Executivo e no site da Prefeitura.

A Vereadora Jô Oliveira destaca a importância de uma base de dados municipais que subsidie a realização de políticas públicas mais eficazes, segundo ela:

“Para um efetivo enfrentamento da violência contra as mulheres, é preciso ter informações que nos permitam visualizar a amplitude da realidade, saber o que foi feito, o que não foi e o que precisa fazer, quais as prioridades… O mapa servirá para isso, para subsidiar a elaboração de politicas públicas mais eficazes”, destacou. 

O projeto foi protocolado junto a Câmara Municipal e espera parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Félix Araújo, para que possa entrar na pauta de votação nos próximos dias.

Redação Gabinete Paraíba com ASCOM Jô Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s