[DIA DO ÍNDIO] Governo da Paraíba lança ações voltadas aos Povos Indígenas da Paraíba

O Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, lançou nessa segunda-feira (19), dia que é comemorado o Dia do Índio, em atividade remota, uma série de ações e medidas que buscam beneficiar os Povos Indígenas da Paraíba, Tabajara e Potiguara.

Imagem divulgação SEMDH

A atividade, que teve como tema “Respeite e celebre nossas origens”, contou com a participação de várias autoridades indígenas, o Cacique Geral Potiguara, Sandro, dos Caciques Tabajara Ednaldo e Carlinhos, das lideranças Cida Potiguara e Alcides Silva; O Pajé Isaías Marcolino e o ancião Tonhô. A atividade foi conduzida pela Secretária Lídia Moura, contou com a participação do Gerente da Igualdade Racial/Semdh, Roberto Silva, e com o pronunciamento do Governador João Azevedo.

As medidas anunciadas foram feitas pelo próprio Governador João Azevedo, que em sua fala também deu destaque a importância dos povos indígenas para a formação do nosso país, “Hoje, dia nacional dos Povos Indígenas, é dia de celebrar e de reverenciar as origens do nosso País. É, acima de tudo, um dia de respeito à memória e às tradições dos povos nativos”, comentou o Governador.

Dentre as medidas anunciadas, a transformação da Escola Estadual Matias Freire, em Baía da Traição, em Escola Cidadã Integral Indígena; a construção de uma passagem molhada na aldeia São Francisco, beneficiando 17 famílias da localidade; implantação de sistema de abastecimento d’água completo, beneficiando 34 famílias da Associação de Apicultores Indígenas de Baía da Traição; a distribuição de 3 mil quilos de milho e feijão; e a distribuição de 5 mil alevinos e peixes para as aldeias.

“A nossa gestão tem um olhar especial para os povos indígenas e já promovemos ações importantes, a exemplo de pavimentação de trechos de acesso a aldeias, a realização dos Jogos Indígenas da Paraíba, a entrega de cerca de 60 mil alevinos e peixes para água doce e de cestas básicas para o enfrentamento da pandemia”, disse o governador João Azevêdo

A atividade foi conduzida pela Secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, que dentro as suas falas, ressaltou a importância dos Povos Indígenas em nossa estado, como também deu destaque ao trabalho do Governo do Estado, que visa, dentre outras coisas, melhorar a qualidade de vida dos Povos Tabajara e Potiguara, “Todo o esforço do Governo para que essas ações se concretizem e tenha mais qualidade de vida para o povo Potiguara, para o povo Tabajara. Isso é um direito, isso é mais que merecido, respeitando a cultura, respeitando a sustentabilidade”, comentou a Secretária.

Fonte Instagram SEMDH

A cerimonia ainda contou com uma série de apresentações, tendo o ritual comandado pelo Pajé Isaías Marcolino e o ancião Tonhô. Em sua fala, o Cacique Geral do Povo Tabajara, Sandro Gomes, entre outras palavras, agradeceu ao Governador João Azevedo pela atenção especial do Governo do Estado as iniciativas que trazem benefícios aos povos indígenas, “Queria agradecer, de coração, ao nosso governador por ter trazido pavimentação, além de várias outras ações que estão vindo para o nosso povo através do governador”, disse.

Redação Gabinete Paraíba, com informações do Blog do Mario Sorrentino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s