[COMEMORAÇÃO] Açude Grande em Cajazeiras completa 105 anos nesta sexta

O Açude Grande em seus 105 anos representa um importante marco para a história e o desenvolvimento de Cajazeiras e região.

Imagem Comemorativa dos 105 anos. Foto: Fórum Açude Grande/Reprodução.

Nesta sexta-feira, dia 16 abril de 2021, o Açude Grande, localizado em Cajazeiras, completa 105 anos da sua fundação. O aniversário será marcado por diversas atividades que serão desenvolvidas pelo Fórum Açude Grande – uma entidade que envolve vários setores da sociedade cajazeirense em prol da recuperação de toda a área do açude, que é patrimônio ambiental, histórico e cultural do município – dentre elas a abertura de um concurso de fotografia.

Desde o dia 13 de abril, algumas atividades públicas foram realizadas, observando todos os cuidados requeridos em virtude do atual momento pandêmico que vivemos. São ações de divulgação no entorno do local, um concurso público de fotografia e um debate sobre os problemas enfrentados pelo patrimônio ambiental e histórico ao longo do tempo, são algumas das atividades que compõem esse misto de iniciativas em prol do Açude.

História do Fórum Açude Grande

A idéia de restauração do Açude foi uma iniciativa da Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados AC3, que congrega os filhos e simpatizantes da terra que residem em Fortaleza-CE. A partir desta idéia inicial, seminários foram realizados e um grande evento, Baile do Reencontro, se inseriu na estratégia de luta da AC3.

Importante destacar o Concurso Público Nacional de Idéias para o Projeto Integrado Açude Grande, que foi realizado pela AC3 em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sessão da Paraíba.

São aproximadamente dez anos de trabalho, desde os primeiros passos dados pela AC3 até a criação de um Fórum em Defesa do Açude Grande, formado após a primeira audiência publica realizada pela Assembléia Legislativa do Estado em conjunto com a Câmara de Vereadores de Cajazeiras, em 2017.

O Fórum manteve desde então acesa a chama dessa luta com a perspectiva de se mobilizar amplos setores em Cajazeiras e no próprio estado da Paraíba. Nesse sentido, vem realizando diversos eventos, articulados com faculdades e escolas públicas da cidade, a exemplo do Festival de Artes Vida Açude Grande; Concurso de Poesia voltado para rede publica de ensino; ação junto a Ministério Público, denunciando as constantes invasões e construções irregulares no entorno do açude; mobilização da sociedade para a sessão do Orçamento Democrático do Estado (2019 e 2020), dentre outras iniciativas de caráter permanente, visando o objetivo maior que é a recuperação de toda a área ambiental e histórica do Açude Grande.

As comemorações dos 105 anos de fundação se inserem, portanto, nesse esforço conjunto do Fórum em mobilizar os cajazeirenses e as suas principais lideranças políticas e econômicas no estado para esse objetivo que é o de revigorar e manter esse patrimônio da cidade, apontando como um grande pólo turístico, cultural e ambiental para o presente e futuro da cidade de Cajazeiras.

Redação Gabinete Paraíba

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s