[OPINIÃO] E tá tudo bem? Psicóloga alerta para risco da normalização do sofrimento psicológico

A frase virou meme. Terminar uma sentença, geralmente tratamento de assuntos difíceis, com “… e tá tudo bem!”. Sempre que nos perguntam “tudo bem?”, a resposta automática é “tudo bem” – quantas vezes você respondeu “não, nada bem”? Para que pessoas você responderia com sinceridade?

Há mais de um ano, vivemos uma pandemia. O medo e as perdas passaram a fazer parte do dia a dia. Quantos de nós perderam pessoas amadas? Quantos perderam saúde? Quantos perderam emprego e renda? Então, como é possível estar tudo bem?

Olhe para o lado. Converse com seus amigos, vizinhos e familiares. Abra-se para ouvir que, facilmente, você verá a realidade atual da saúde mental da nossa sociedade: ninguém está bem. Os níveis de ansiedade subiram, o sofrimento está presente na vida de todos que, de alguma forma, se importam, temem ou lutam. O “novo normal” normalizou o sofrimento psicológico.

Sofrer faz parte da condição humana. Não há ninguém que passe pela vida sem ter sofrido. Mas existe o sofrimento da humanidade, e existe o sofrimento patológico. Normalizar o sofrimento nos impede de perceber quando é hora de buscar ajuda profissional.

Portanto, fale sobre sua dor. Fale sobre tudo que não está bem. Fale sobre suas perdas e seus medos. Este espaço está aberto para ouvir um “não, não está nada bem”.

Como está sua saúde mental nesta quarentena?

Confira a postagem nas redes sociais:

Dra. Letícia de Mélo Sousa
Psicóloga (CRP/13 – 6856). Doutora e Mestra em Psicologia Social pela UFPB. Pesquisadora nas áreas de gênero e sexualidade, violência contra a mulher e violência online.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s