Navio encalhado no Egito pode causar escassez mundial de papel higiênico

Navio encalhado em Suez pode afetar o abastecimento de papel higiênico em todo mundo

Navio Evergreen encalhado. Foto: Reprodução.

O navio encalhado no Canal de Suez pode afetar, em todo o mundo, a fabricação de papel higiênico e a disponibilidade de café. O navio bloqueia a passagem das matérias-primas destes produtos e de vários outros, como o petróleo. As informações são de O Globo.

O bloqueio afeta todo o mundo, mas a Europa, em especial, é mais atingida, visto que o atraso nos embarques agrava a falta de contêineres, o que pode criar um problema no mercado de alimentos. Cerca de 12% do comércio mundial dependem do canal.

A produção de papel higiênico está sendo afetada por conta, também, da escassez de contêineres. O problema da exportação da celulose já era notado pelos fabricantes e, com o cargueiro encalhado, demora para ser resgatado.

A brasileira Suzano embarca sua celulose principalmente em navios de carga geral, conhecidos como “break bulk”. Com o aumento da demanda por navios que transportam contêineres de aço, sobram menos embarcações usadas para levar a celulose, ameaçando as vendas da empresa para o exterior, disse o diretor-presidente da Suzano, Walter Schalka, em entrevista à Bloomberg.

O medo é que esta situação possa virar uma bola de neve e só piore nos próximos meses, destaca Schalka. Ele acredita que, se as fábricas não tiverem estoques de papel higiênico, a pausa no fornecimento da celulose pode ser um grande problema.

Mesmo o Brasil não usando a rota para exportar seu café, a hidrovia é mais conhecida por sua importância nos mercados de energia do que por commodities agrícolas, como, por exemplo, o café. O café consumido na Europa é, por maioria, importado da África Oriental e da Ásia, e, por conta da localização, fluem pelo Suez.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s