[CINEMA] A Boa Mentira de Ariano Suassuna e mais um reencontro com as telas

Filme baseado na obra do consagrado escritor paraibano será lançado em abril no cinema nacional.

Ariano Suassuna. Foto: Reprodução.

As informações são de João Suassuna, neto do dramaturgo e escritor paraibano, Ariano Suassuna.

João postou em seu Instagram pessoal, na noite desta quarta-feira (10), a novidade que é o filme “Auto da Boa Mentira”, mais uma produção cinematográfica com base na obra de Suassuna.

A previsão de estreia é no dia 15 do mês de abril, em todo o país. É uma produção da Imagens Filmes.

Ainda segundo o neto de Ariano, o filme é baseado “nas mais emblemáticas passagens contadas pelo Mestre, em suas aulas-espetáculo.

Pôster do Filme. Foto: Divulgação.

Veja o que disse, na íntegra, o neto de Ariano Suassuna, no seu Instagram:

“É emoção demais! O filme é baseado nas mais emblemáticas passagens contadas pelo Mestre, em suas aulas – espetáculo. Acompanhei meu avô em inúmeras delas. Sempre com aquela originalidade, leveza e profundidade para falar da cultura e do povo brasileiro. As histórias – todas elas – tinham um sentido muito claro: por meio do humor fazer as pessoas pensarem sobre a nossa formação histórica, suas distorções e potencialidades. Como ele se autodenominava “um Realista Esperançoso, um Homem da Esperança”. Nessa seara, vi Ariano, várias vezes, fazer a distinção da “boa mentira” e a mentira para prejudicar. A primeira delas, é exatamente a temática do filme: a mentira do bem, da criatividade dos artistas, do povo brasileiro, que fazem da sua inventividade uma possibilidade de enfrentamento da realidade e criação de mundos com possibilidades. Em tempo de “notícias falsas”, da mentira abominável, execrável, com a mais dura intenção de prejudicar, criar fatos inexistentes, a cultura, a arte e o conhecimento irão nos salvar. Só assim alcançaremos o caminho que merecemos – enquanto nação e povo – em busca sempre da justiça social e da liberdade!” Ariano sempre atual! #ArianoVive!”

O diretor do filme, José Eduardo Belmonte, conta que o filme é baseado nos contos de Ariano sobre a mentira e abordará quatro histórias baseadas em declarações do escritor nas suas aulas-espetáculo.

“O Ariano Suassuna tinha uma fascinação por mentirosos, não os que mentiam para prejudicar os outros, mas porque isso mostrava a capacidade de invenção do povo brasileiro diante de adversidades. O filme fala muito sobre os tempos atuais. Um comentário irônico sobre a cultura da mentira na sociedade brasileira”, diz Belmonte.

Trecho do Filme. Foto: Reprodução.

Leandro Hassum, Nanda Costa, Renato Góes, Cássia Kis, entre outros, são parte da equipe fantástica que compõem ‘O Auto da Boa Mentira’. Simplesmente fenomenal!

Sinopse

Dizem que mentira tem perna curta. Se isso é verdade, a bichinha corre rápido, viu! Em quatro histórias inspiradas em contos bem humorados de Ariano Suassuna, cada uma criada a partir de frases do poeta paraibano, conhecemos Helder, Fabiano, Pierce e Lorena, vivendo diferentes situações onde, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista.

Veja no vídeo abaixo um trecho do filme:

Trecho do Filme ‘A Boa Preguiça’ (2021).
Vídeo: Reprodução.

Redação Gabinete Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s