[CULTURA] Festival Internacional Slam das Pretas será realizado nos dias 11, 12 e 13 de março

Evento reunirá mulheres negras poetisas de quatro países da América Latina e do Continente Africano.

Card de divulgação. Foto: Reprodução.

O Festival Slam das Pretas no Espaço Lusófono, ocorrerá entre os dias 11, 12 e 13 de Março desse ano, através das redes sociais, nos perfis do Youtube e Instagram. O projeto que, segundo a própria organização, pretende reunir a apresentação e fala de mulheres de 4 países, entre poetisas, historiadora, comunicadora social, performances e música em uma única cena de troca de afetos e poesia. Serão mais de 30 atrações em três dias de evento.

De acordo com a organização, a proposta é que o evento seja um espaço de “intercâmbio cultural de poetisas negras de países lusófonos”. A iniciativa Slam das Pretas no Espaço Lusófono já está na sua quarta edição, mas pela primeira vez sendo apoiada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc da Paraíba. Nesse formato de festival foram escolhidos 3 dias para homenagear personalidades importantes do movimento de mulheres negras.

O primeiro dia será uma homenagem a Lélia Gonzalez, o segundo dia uma homenagem à Carolina Mana de Jesus e para o terceiro dia a homenageada será Xica Movicongo. O festival se propõe a criar um ambiente de intercâmbio cultural entre poetisas negras e de países no espaço lusófono. Nesse contexto, o evento consiste em apresentação de poesias faladas e também uma roda de conversa com as participantes, possibilitando que as artistas compartilhem suas vivências e experiências na cena da cultura. O evento também conta com atrações musicais já consolidadas, com suas apresentações intercaladas com poetisas, contribuindo para uma atmosfera rica de manifestações artísticas negras, femininas
e potentes.

Entre as atrações confirmadas para o evento, teremos a Bixarte, Adelaide, Bia Ferreira e a Historiadora Bruna Santiago. As atrações terão inicio as 20 horas e encerramento as 22 horas.

Sobre o Evento

O evento nasceu na periferia do Pedregal, na cidade de Campina Grande e agora já está na sua quarta edição internacional entre países de Africa Lusófona e Colômbia, visando abrir caminhos para o primeiro festival “Améfrica Ladina”.

Redação Gabinete Paraíba com informações da Organização do Evento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s