Secretaria da Mulher do Estado, SEDAM-PB e a FAMUP renovam parceria e lançam segunda edição do Selo Prefeitura Parceira da Mulheres

Na manhã dessa segunda-feira (8), de iniciativa do Governo do Estado, através de uma solenidade virtual, sob a liderança do Governador João Azevedo, aconteceu o lançamento das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, em mais uma edição do Mês das Mulheres do Governo do Estado, denominado: “Março Mês das Mulheres 2021”. Uma iniciativa que promove diversas ações e atividades por todo estado, voltadas a política das mulheres.

Dentre as iniciativas em destaque, o Governador João Azevedo lançou a segunda edição do Selo Prefeitura Parceira das Mulheres. O Selo é voltado às práticas desenvolvidas pelas prefeituras dos municípios paraibanos de promoção da equidade e igualdade dos direitos das mulheres. O projeto é uma realização da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Munipal (Sedam) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

O Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ tem como objetivos garantir práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, de forma a estimular o empreendedorismo, a autonomia econômica e o desenvolvimento sustentável com igualdade social; enfrentamento à violência contra as mulheres nas suas diferentes manifestações; e promoção da saúde integral das mulheres, considerando as especificidades e as potencialidades de cada município.

Na sua primeira edição, lançado em 2019 e com premiação no ano de 2020, se inscreveram ao todo 51 cidades, tendo sido premiados 35 municípios que foram avaliados dentro de critérios que consideraram, entre outras coisas, o desenvolvimento de ações, desde a criação de equipamentos de gestão (secretarias, coordenações ou núcleos), centros de referências, até protocolos de atendimentos na saúde que beneficiem a otimização do Pré-Natal e parto humanizado, políticas para a autonomia financeira das mulheres, ações para a segurança alimentar e outros.

A solenidade contou com a participação da Secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lidía Moura; a Representante da ONU Mulheres, Aline Yamamoto; o Secretário do Empreender PB, Fabricio Feitosa; o Presidente da Famup, George Coelho; e da Secretária do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Claudia Vital; além de outros convidados e convidadas.

Dentre outros destaques, o Governador João Azevedo também assinou o decreto que aprova o Plano de Ação para Aplicabilidade do Protocolo do Feminicídio na Paraíba de acordo com diretrizes da ONU Mulheres; o termo de cooperação técnica para a implantação da Casa de Abrígamento Provisório do Sertão, que funcionará em Sousa; contratos do Empreender Mulher Reintegração Social.

Redação Gabinete Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s