Universitários criam Revista “BALBÚRDIA”, onde divulgam ensino de ciências

Segunda edição, discute maternidade na docência e pesquisa. A publicação é semestral.

Balbúrdia simboliza de forma irônica o grito daqueles que trabalham arduamente pela promoção do bem-estar da nação – Foto: Reprodução/Revista Balbúrdia

Mestrandos e doutorandos de diferentes universidades do Brasil se juntaram para criar uma publicação de divulgação científica exclusivamente organizada por alunos. A revista Balbúrdia reúne pessoas com diferentes formações na graduação que agora integram o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (PIEC-USP).

De publicação semestral, a revista Balbúrdia procura disseminar a produção científica na área do ensino das ciências naturais para qualquer nível de ensino, tendo como meta democratizar e popularizar o conhecimento científico produzido no meio acadêmico. O termo “balbúrdia” se tornou uma forma simbólica para a resistência das universidades públicas após o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, tê-lo utilizado para justificar os cortes de verbas das universidades federais.

Maternidade e ciência

A revista Balbúrdia nº 2 discute a maternidade na docência e pesquisa, com relatos de mães pesquisadoras (discentes e docentes) do PIEC-USP, traz informações sobre a pesquisa de gênero no ensino de ciências e uma homenagem à física nuclear Amélia Hamburger. A publicação traz ainda resenha de livro com propostas de abordagens didáticas sobre revolta da vacina, saberes indígenas e racismo, além de entrevistas exclusivas e artigos.

Os textos das edições semestrais ficam disponíveis no site da revista, que atua como canal de divulgação da área de pesquisa em ensino de ciências e de formação para graduandos e pós-graduandos, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Paralelamente à revista, o grupo de alunos do PIEC-USP desenvolve oficinas de divulgação científica, uma ação que visa a estimular graduandos e pós-graduandos a compreenderem melhor aspectos da difusão da ciência e exercitarem a elaboração desta modalidade de escrita. A 3ª Oficina de Divulgação Científica da Balbúrdia terá início ainda neste mês.

Primeira edição. Foto: reprodução/Revista Balbúrdia.
Segunda edição. Foto: reprodução/Revista Balbúrdia.

Siga a revista nas redes sociais:

https://www.facebook.com/piecbalburdia

https://www.youtube.com/channel/UCzDD4kmHWa-AWF4zOGGY7_g

https://www.instagram.com/balburdiapiec

Fonte: Jornal da USP


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s