Poeta Caririzeiro lança livro contando história dos Judeus em Cabaceiras

Poeta conta com detalhes a história dos judeus no Cariri e sua influência na cidade de Cabaceiras.

Capa do Livro “Os Judeus na História de Cabaceiras”. Foto: Arquivo Pessoal do Autor.

Que Cabaceiras é a “Roliúde Nordestina”, todo mundo já sabe. É também a Terra do Bode e isso é incontestável! Mas o que maioria das pessoas ainda não sabem, é que a cidade do Lajedo de Pai Mateus é também uma extensão de Israel no Semiárido Paraibano.

O poeta, músico e contador de histórias, José Sidney Nunes de Araújo, lançou no fim de dezembro de 2020, na XVI Cabaceiras Mostra Cultura, o Livro “Os Judeus na História de Cabaceiras”.

Poeta José Sidney tocando Pífano. Foto: Arquivo Pessoal.

De acordo com o autor, a presença do povo judeu na região ainda é muito marcante e tem influência direta na história, na vida e cotidiano do povo cabaceirense (ou seria israelense?!).

“Cabaceiras tem uma linda história. Nela cada coisa no tempo aconteceu. Avanços muitos, em diversas áreas. De tudo por aqui, imagine, já ocorreu. Agora tem algo que também nos condiz. E hoje estou muito, muito feliz, porque somos descendentes de judeu.”

Além deste livro, o poeta ainda tem publicada uma Antologia Poética. Para os interessados em adquirir o livro “Os Judeus na História de Cabaceiras”, o autor deixou disponível as suas redes sociais como o Instagram: @sidneynunes e o seu WhatsApp: (83) 98805-2913.

Paraíba como um novo Israel?

Em toda a história do país, a presença dos judeus é muito marcante. Os chamados cristãos-novos ou judeus marranos, estabeleceram-se no Nordeste do Brasil e aqui construíram uma nova vida.

Embora saibamos bem pouco acerca de nossos antepassados e de nossa genealogia, acredita-se que muitos brasileiros e brasileiras descendem desses judeus sefarditas ou cristãos-novos, que com a crescente perseguição religiosa católica na Península Ibérica, por volta do Séc. XVI, transferiram-se para o Brasil Colônia.

Monumento em homenagem às vítimas judaicas da perseguição no Massacre de Lisboa (1506). Foto: Lovely Libonner.

Segundo a historiadora e maior especialista em Judaísmo no Brasil, Anita Novinsky, o Nordeste tem uma grande influência judaica em sua história e a Paraíba foi o lugar no país que mais recebeu judeus sefarditas, que se fixaram principalmente na região do Seridó Paraibano e praticavam o cripto-judaísmo.

Saiba mais no link abaixo, da Reportagem do programa Domingo Espetacular, da TV Record:

https://youtu.be/jkDPgMYnk_k

Redação Gabinete Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s