[COVID-19] Certos tipos sanguíneos têm maior chance de contrair Covid-19, dizem cientistas

Amostras de Sangue em Laboratório

Um novo estudo publicado quarta-feira (3) na revista Blood Advances mostrou que o coronavírus (SARS-CoV-2), que causa a covid-19, é particularmente atraído pelo antígeno do grupo sanguíneo A encontrado nas células respiratórias.

Os pesquisadores se concentraram na proteína que se liga às células hospedeiras, na superfície do vírus, chamada domínio de ligação ao receptor (RBD).

A equipe avaliou como o SARS-CoV-2 RBD interagiu com os glóbulos vermelhos e respiratórios nos tipos de sangue A, B e O.

Os resultados mostraram que o SARS-CoV-2 RBD tinha uma forte preferência para se ligar ao grupo sanguíneo A encontrado nas células respiratórias, mas não tinha preferência pelos glóbulos vermelhos do grupo A , ou outros grupos sanguíneos encontrados nas células respiratórias ou vermelhas.

A preferência do vírus de reconhecer e se ligar ao antígeno sanguíneo tipo A encontrado nos pulmões de pessoas com essa tipagem pode fornecer informações sobre a ligação potencial entre o grupo sanguíneo A e a infecção por covid-19, de acordo com os autores do estudo.

“É interessante como o RBD viral prefere apenas o tipo de antígenos do grupo sanguíneo A que estão nas células respiratórias. Presumimos que é como o vírus está entrando na maioria dos pacientes e infectando-os”, disse o autor do estudo, Dr. Sean Stowell, da Brigham and Hospital da Mulher em Boston.

“O tipo de sangue é um desafio porque é algo herdado e que não podemos mudar”, disse Stowell. “Mas se pudermos entender melhor como e quem o vírus ataca, poderemos encontrar novos medicamentos ou métodos de prevenção. Só essa observação não responde todas as perguntas, mas pode explicar parte da influência do tipo sanguíneo na infecção por COVID-19.”

Fonte: Medical Xpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s